Não satisfeito com seu lindo casal Pepita&Rocky, meu filho cismou que queria um@ outr@, pequen@, para ficar dentro de casa. Foi assim que ganhou a Zula, em 2011, num bar… Ela veio com um mês e um quilo. Era um verdadeiro pompom marrom e disseram que era mestiça de Spitz, que realmente é pequeno. A veterinária que a examinou disse que chegaria, no máximo, a cinco quilos… tá! Com dois meses, ela tinha dois quilos (Dalila: 1,6 kg e Pepita: 1,9 kg). Com três meses… ela chegou a cinco quilos!!!!! (Dalila: 2,8 kg e Pepita: 3 kg). Nessas alturas, achávamos que ficaria imensa! A veterinária mal acreditou tratar-se da mesma cachorrinha, quando a viu. Enfim, ela diminuiu a velocidade de crescimento e chegou a 23 kg, sendo que três são de excesso, porque ela come o que o Rocky deixa na vasilha…

Conforme foi crescendo ela foi clareando e, como as outras duas meninas, é ainda mais bonita crescida do que quando era bebê. Ela é muito esperta e malandra. Muito expressiva, quase sempre parece estar sorrindo. Quando se chateia, é claramente visível em sua expressão. Abre todas as portas (aprendeu com o Rocky) e inclusive foi preciso trocar a maçaneta da porta da frente por causa dela. Dizem que ela abre até mochila! É muito educada no que toca à higiene e pede para “ir ao banheiro”. Não gosta de ser “agarrada” (nós adoramos agarrar!) e rosna quando isso acontece.

Do meu ponto de vista ela é a mais Zen de tod@s: as coisas vão acontecendo e ela vai ignorando, porque tem foco: sempre sabe qual a próxima malandragem que vai aprontar. Cresceu mordendo as patas do Rocky – que tem toda a paciência do mundo com ela – e passando por baixo dele. Ficou maior do que ele e continua passando por baixo…

Havíamos comprado só uma casinha grande pra Pepita&Rocky, porque sabíamos que ele não ficaria separado dela. Quando a Zula conquistou o quintal (após as vacinas), solenemente invadiu a casa e avaliamos que não adiantaria comprar uma 2ª, pois ela queria ficar com os maiores.

Ela é muito fofa, graciosa e bem peluda, o que faz com que pareça com diferentes raças. Deve ser mesmo multirracial ou mestiça de alguma raça peluda. Já Spitz… muito difícil! Veja fotos da Zula!