Hatha Yoga usa o corpo para trabalhar a mente e assim chega-se à alma. O corpo é como um guia para entender o espírito. Quanto mais relaxado o pescoço, maior o contato com o cérebro. A mente é poderosa – nossa função como iogues é aumentar sua capacidade. Assim construímos nosso espírito que está na mente e age através dela. A influência no espírito acontece por nossos valores. A cada vida trabalhamos as próximas. Na dúvida, seguir sempre os valores. Quando meditamos, plantamos sementes no espírito, que levam um tempo para germinar. Na meditação mente e corpo estão juntos, como um cristal. Anjos são pessoas da mente. Meditando, podemos chegar a eles. Quando meditamos, o centro do amor é o atrativo. A ação do amor é a vida social.

Não é preciso olhar para cima pois o espírito não está no céu – está dentro de nós. Há muitos materialistas atualmente e há até religiões materialistas – aquelas que acreditam que Deus está no céu controlando tudo. É bom fazer retiros de vez em quando, mas não é preciso viver num monastério para ser filho de Deus.

A mente é uma grande realidade do Universo que precisa ser focada para a transformação.  A física quântica ajuda a entender a transformação, que os iogues entendem naturalmente.  Os elétrons não respondem só ao núcleo, mas também à força do amor. Sua gravidade tem o centro em qualquer lugar. No nível atômico pode-se ver que isso é real. É preciso entender a estrutura da matéria para poder estudar física quântica. As ciências são muito importantes para entender o Universo, principalmente a matemática. A simetria é fundamental, pois ela cria cristais, por exemplo. O criador é absoluto – criou tudo e tudo precisa ser manifesto. Nós somos manifestações do potencial de Deus. É preciso liberar a mente para contatar a realidade do Universo, que está além do corpo.

Segundo o Bhagavad Gita[3], em situações adversas, não reagir é a pior atitude, pois gera frustração; responder na mesma moeda neutraliza e responder positivamente é o que gera melhores resultados.

____________________

[1] A palavra Yoga significa um, unidade, união. Hatha é composta por Ha (Sol) e Tha (Lua). Hatha Yoga pratica, principalmente, asanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios de captação do prana, que é a energia vital.

[2] B. K. S. Iyengar é o maior mestre de Hatha Yoga vivo. Nasceu em 1918 e vive em Puna, na Índia. Foi considerado, pela revista Time, uma das 100 maiores personalidades do século XX.

[3] Texto religioso hindu, faz parte do épico Mahabharata, uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia. Apresenta a ciência da auto-realização e da consciência. É a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo.