Doha ou Doa (Dawa, literalmente “a árvore grande”) é capital do Qatar. Localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste do emirado, a cidade é o principal centro econômico, cultural e financeiro do país. Além disso, é a cidade mais populosa, sendo que possuia quase um milhão de habitantes em 2008, concentrando cerca de 80% da população. Doha também é sede da Cidade da Educação, uma área destinada à pesquisa e educação, além de ter sido escolhida como sede da Copa do Mundo FIFA de 2022.

O voo foi looongo, mas muito bom e chegamos em Doha! O hotel é bem legal, mas a vista de nosso quarto (meu e da Lelê) deixa a desejar…

A cidade é bonita, muito limpa (inclusive recicla lixo), “rodeada” pelo golfo pérsico, com um mercado das antigas mas também muito limpo e repleto de coisas lindas, povo simpático e educado, comida (árabe, claro) gostosa. Ah, é um pais emergente e Doha lembra Dubay, com aqueles edifícios estilosos. Porém quem já esteve em Dubay diz que lá só tem os tais edifícios, mas não tem o calor e o aconchego de Doha!

Passamos parte do dia num city tour. Fomos a um local onde há águias em treinamento. Elas ficam de olhos vendados. Dá pena, muita pena… fomos ao lindo Museu de Arte Islâmica , à 1ª mesquita projetada por uma mulher (maravilhosa!); ao lado dela há um imenso pombal!

Ah… impossível não comentar sobre as mulheres de burga! Encontram-se muçulmanas vestidas normalmente, quase normalmente (só com um lenço na cabeça), de burga e rosto à vista, de burga e só olhos à vista ou de burga com uma espécie de véu transparente na área dos olhos. Ficamos sabendo que a maneira como se vestem depende da família, principalmente do marido… Não gostam muito que fotografe, mas algumas topam. Veja fotos de Doha!